Chega de pacifismo!

Este blog não é partidário de nenhum partido político.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Algumas Reminiscências de Kropotkin-Alexander Berkman

----------------------- ----------------------- Page 2

    Foi por volta de 1890, quando o movimento anarquista foi ainda na sua infância em

América. Nós éramos apenas um punhado então, homens e mulheres jovens demitido pela

entusiasmos de um ideal sublime, e apaixonadamente espalhar a nova fé entre os

a população do Ghetto de Nova York. Realizamos nossos encontros em um obscuro

salão em Orchard Street, mas os nossos esforços considerados como altamente bem sucedido. Cada

maior número semana participou de nossas reuniões, muito interesse foi manifestado em

os ensinamentos revolucionários e questões vitais foram discutidos até tarde da

noite, com profunda convicção e visão jovem. Para a maioria de nós parecia que

o capitalismo tinha quase atingido os limites de suas possibilidades diabólicas, e que

a revolução social não estava longe. Mas havia muitas questões difíceis

e problemas knotty envolvidos no movimento crescente, que nós mesmos

não poderia resolver de forma satisfatória. Desejávamos ter o nosso grande professor Kropotkin

entre nós, se apenas para uma curta visita, de tê-lo esclarecer muitos pontos complexos

e para nos dar o benefício da sua ajuda intelectual e inspiração. E então, o que

um estímulo a sua presença seria para o movimento!

    Decidimos reduzir nosso custo de vida ao mínimo e dedicar a nossa

ganhos para custear as despesas envolvidas em nosso convite para visitar Kropotkin

América. Entusiasticamente o assunto foi discutido em reuniões de grupos de nossa

camaradas mais ativos e dedicados, todos foram unânimes em grande plano. A

longa carta foi enviada ao nosso professor, pedindo-lhe para vir para uma turnê de palestras para

América e enfatizando a necessidade dele.

    Sua resposta negativa nos deu um choque: estávamos tão certo de sua aceitação, de modo

convencidos da necessidade da sua vinda. Mas a admiração que sentia por ele

foi ainda maior quando soubemos os motivos para sua recusa. Ele seria muito

muito gostam de vir - escreveu Kropotkin - e ele apreciado profundamente o espírito

do nosso convite. Ele esperava para visitar os Estados Unidos em algum momento no futuro,

e isto lhe daria uma grande alegria estar entre tais bons camaradas. Mas apenas

agora não podia dar ao luxo de vir às suas próprias custas, e ele não usaria a

o dinheiro do movimento, mesmo para esse fim.

    Refletia sobre suas palavras. Seu ponto de vista era justo, eu pensei, mas poderia

aplicam-se apenas em circunstâncias normais. Seu caso, no entanto, considerei ex-

rece, e eu lamentei profundamente sua decisão de não vir. Mas seus motivos

sintetizou para mim o homem ea grandeza de sua natureza. Eu visioned-lo como meu

ideal de revolucionário e anarquista.

    Anos mais tarde, enquanto eu estava na Penitenciária ocidental da Pensylvania, a esperança

de ver os nossos Kropotkin homem Grand Old por um momento iluminado na escuridão

do meu celular. Amigos tinham notificou-me que Peter tinha vindo para os Estados em sua

caminho para o Canadá, onde foi participar de alguns congressos de cientistas.

Peter pretendia visitar-me, fui informado, e eu contava os dias e os

horas de espera para a visita tão esperada. Infelizmente, a sorte estava contra a minha reunião

meu professor e camarada. Em vez de ser chamado para ver o meu visitante querida, eu estava

encomendados ao escritório do Warden .* Ele realizou em sua carta tinha um, e eu reconheci

Letra pequena e elegante Pedro. No envelope, depois de meu nome, Kropotkin

tinha escrito, "preso político".

    O diretor estava em fúria. "Nós não temos presos políticos em nosso livre paí-

tente! ", ele rugiu. E então ele rasgou o envelope em pedaços. Fiquei furioso com

tal profanação. Seguiu-se um argumento quente em liberdade americana no

Claro que liguei para o Warden um mentiroso. Que foi considerado lesa majestade

e exigiu um pedido de desculpas. Eu me recusei. O resultado foi que em vez de reunião

Pedro I foi condenado a sete dias no calabouço, que era uma célula de 2 metros por quatro,



                                              2


----------------------- ----------------------- Página 3

absolutamente escuro e 15 metros de profundidade, uma pequena fatia de pão como o meu diário

ração.

    Isso foi por volta do ano 1895. Nos anos seguintes, Peter Kropotkin tinha

repetidamente visitou a América, mas eu nunca tive a chance de vê-lo, porque eu estava

principalmente na punição de prisão e de 10 anos que foi privado de visitas e

não tem permissão para ver qualquer um. Um quarto de século se passou antes que eu pudesse no

última tomar a mão do meu velho camarada na minha. Foi na Rússia, em março

1920, que eu conheci Peter. Ele morava em Dmitrov, uma pequena cidade de 60 verats

Moscou. Eu estava em Petrogrado (Leningrado), em seguida, e as condições de estrada de ferro foram

tais que viajar de Norte a Dmitrov estava fora de questão. Mais tarde

em que eu tinha a chance de ir a Moscou e lá eu aprendi que o Governo tinha

fez arranjos especiais para permitir que George Lansbury, o editor do London

Dail Herald, e um de seus colaboradores, para visitar Kropotkin em Dmitrov. Levei

vantagem da oportunidade, juntamente com os nossos camaradas Emma Goldman e

A. Schapiro.

    Reunião "celebridades" é geralmente decepcionante: raramente se coaduna com a realidade

a imagem da nossa imaginação. Mas não wasw assim no caso de Kropotkin;

tanto física quanto espiritualmente, ele correspondia quase exatamente para o mental

retrato que eu tinha feito dele. Ele parecia notavelmente como suas fotografias, com

seus olhos gentilmente, sorriso doce e generosa barba. Toda vez que entrou Kropotkin

o quarto parecia iluminar com sua presença. O carimbo da era tão idealista

notavelmente em cima dele, o spiriturality de sua personalidade quase poderia ser detectado.

Mas eu estava schocked com a visão de seu emagrecimento e fraqueza.

    Kropotkin recebeu o pyock acadêmica que foi consideravelmente melhor do que

ração emitida para o cidadão comum. Mas estava longe de ser suficiente para suportar

vida e foi uma luta para manter o lobo longe da porta. A questão do combustível

e iluminação também foi uma questão de preocupação constante. Os invernos eram graves e

madeira muito escassos; querosene difícil de obter, e era considerado um luxo

para queimar mais do que uma lâmpada em casa. Esta falta foi particularmente sentida por

Kropotkin, que em muito, prejudicado seu trabalho literário.

    Várias vezes a família Kropotkin tinha sido despojados de sua casa em

Moscou, seus quartos sendo requistioned [sic] para fins de governo. Eles

eles decidiram se mudar para Dmitrov. É apenas cerca de meia centena de verats

o capital, mas poderia muito bem ser milhares de milhas de distância, tão completamente foi

Kropotkin isolado. Seus amigos podem raramente visitá-lo; notícias da Ocidental

publicações mundiais, trabalhos científicos, ou estrangeiros eram inatingíveis.Naturalmente

Kropotkin sentia profundamente a falta de companheirismo intelectual e mental relaxar-

ation.

    Eu estava ansioso para saber suas opiniões sobre a situação na Rússia, mas logo percebi

que Pedro não se sentia livre para se expressar na presença do Inglês

visitantes. A conversa foi, portanto, de caráter geral. Mas um de seus

observações foi muito significativo e me deu a chave para sua atitude. "Eles têm

mostrado ", disse ele, referindo-se aos bolcheviques", como a Revolução não é para ser

feitas. "Eu sabia, é claro, que como um anarquista Kropotkin não aceitamos pagamentos com qualquer

Posição do governo, mas eu queria saber por que ele não estava participando do

econômica edificação da Rússia. Apesar de velho e fraco fisicamente, o conselho de seu

e sugestões seria mais valioso para a Revolução, e sua influência

de grande vantagem e incentivo ao movimento anarquista. Acima de tudo,

Eu estava interessado em ouvir suas idéias positivas sobre a conduta da Revolução.

O que eu tinha ouvido até agora da oposição revolucionária era mais crítica,



                                              3


----------------------- ----------------------- Página 4

falta de construtividade útil.

    A noite passou em falar desconexo sobre as atividades na parte da frente, o

crime da blokade Allied em recusar até mesmo a medicina para os enfermos, ea propagação

de doenças resultantes da falta de alimentos e condições unhygenic. Kropotkin

parecia cansado, aparentemente esgotado pela simples presença de visitantes. Ele era velho

e fracos, e eu temia que ele não viveria muito mais tempo nessas condições.

Ele era, evidentemente, desnutridos, embora ele disse que os anarquistas do

Ukraina estava tentando tornar sua vida mais fácil, fornecendo-o com farinha e

outros produtos. Makhno, também, quando ainda amigável com os bolcheviques, tinha sido

capaz de enviar-lhe disposições. Não se cansar Peter demais, saímos cedo.

    Alguns meses depois tive outra oportunidade de visitar o nosso antigo camarada. Foi

hora de Verão, e Peter parecia ter revivido com a ressurreição da Natureza.

Ele parecia mais jovem, com boa saúde e cheios de espírito jovem. Sem o

presença de estranhos, como o ex-Inglês visitantes, ele se sentiu mais em casa com

nós e falamos livremente sobre as condições da Rússia, sua atitude e as perspectivas

para o futuro. Ele foi o genial Peter Old novamente, com um fino senso de humor,

observação aguda e humanidade mais generosa. No começo, ele me repreendeu solemly

na minha posição contra a guerra, mas ele rapidamente mudou de assunto em menos

canais perigosas. A Rússia era o nosso principal ponto de discussão. As condições

eram terríveis, como todos concordaram, ea Ditadura o maior crime do

Bolcheviques. Mas não havia nenhuma razão para perder a fé, ele me assegurou. A Revolução

e as massas foram maiores do que qualquer partido político e suas maquinações. O

triunfo poderia último temporariamente, mas o coração das massas russas foi

uncorrupted e que iriam se unir para uma compreensão clara do

o mal da ditadura e da tirania bolchevique. Vida russa presente, ele disse:

era uma condição artificial forçada pela classe governante. A regra de um pequeno

Partido político foi baseado em falsas teorias, métodos violentos, medo e erros

ineficiência geral. Eles estavam suprimindo a própria expressão do povo de

vontade e iniciativa que só poderia reconstruir a vida arruinada econômica do

país. A atitude estúpida das Potências Aliadas, o bloqueio e os ataques

sobre a Revolução pelos intervencionistas estavam ajudando a fortalecer o poder

do regime comunista. Mas as coisas vão mudar e as massas irão despertar

à conclusão de que ninguém, nenhum partido político ou clique governamentais devem

ser permitido no futuro, para monopolizar a Revolução, para controlar ou impor-lhe,

para tais tentativas inevitavelmente resultar na morte da própria Revolução.

    Diversas outras fases da Revolução discutimos na ocasião. Kropotkin

particularmente enfatizado o lado construtivo das revoluções, e, especialmente, que

a organização da vida econômica deve ser tratada como o primeiro e maior

necessidade de uma revolução, como fundamento da sua existência e desenvolvimento.

Este pensou que ele queria impressionar mais força sobre os nossos camaradas próprios para

nossa orientação nas lutas que vem grande do proletariado internacional.

    Minhas visitas ao nosso querido Peter foram um deleite, intelectual e espiritualmente.Eu estava

deixando para o Ukraina para uma longa turnê em nome do Museu de Petrogrado

a Revolução, mas eu esperava muito mais visitas ao nosso professor, velho corajoso de

o cérebro eo coração maravilhoso. Não era para ser. Ele morreu alguns meses mais tarde, em

08 de fevereiro de 1921. Eu poderia chegar a seu lado a tempo apenas de dizer o meu último adeus

aos mortos. Um grande homem, um grande anarquista tinha partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário